Suporta explosões e viaja n’água: conheça veículo aposta de países da Otan para a guerra no Ártico
Aparelho já foi enviado para a Ucrânia e tem recebido cada vez mais demanda de nações preocupadas com um conflito com a Rússia
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um veículo de transporte de soldados 6x6, produzido por uma companhia de defesa da Finlândia, tem recebido cada vez mais demandas de países europeus preocupados com um possível conflito com a Rússia.
O desenvolvimento deste veículo de 7,6 metros de comprimento e 17 toneladas teve início em 2020, sob uma colaboração entre a Finlândia e a Letônia denominada Sistema Comum de Veículos Blindados, visando um veículo blindado de custo eficiente e produção em larga escala para uso militar.
A Letônia já enviou ao menos 42 desses veículos para a Ucrânia, equipados com metralhadoras pesadas, em várias remessas ao longo do último ano. A fabricante, no entanto, não divulga detalhes do desempenho do aparelho no país em guerra.
LEIA MAIS
O CAVS 6x6 pode transportar cerca de dez soldados e tem blindagem até o nível 4 da Otan, resistindo a tiros de metralhadora de alto calibre e explosões. Compete com outros veículos de transporte de tropas e pode ser adaptado conforme as necessidades do cliente.
Um modelo típico inclui controle climático para operar em temperaturas de até -40°C. O interior é funcional, com assentos de metal revestidos de tecido e espaço para equipamentos e armas leves. O veículo também possui um sistema de supressão de incêndio automático, câmeras para visão externa e a opção de instalar uma metralhadora na escotilha traseira. Hélices opcionais permitem que o 6x6 atravesse sobre porções d’água.

Especializada em veículos para o Ártico, a fabricante Patria destaca que o 6x6 é ideal para o terreno desafiador da região, incluindo neve profunda e terrenos pantanosos. O veículo é capaz de atravessar tundras e rios, protegendo soldados contra minas e fogo de artilharia, para alcançar posições avançadas.
A Finlândia e a Noruega, ambos membros do programa, compartilham fronteiras árticas com a Rússia, aumentando a relevância do veículo diante das tensões com Moscou.
O programa CAVS 6x6 rapidamente ganhou a atenção de outros países europeus, expandindo-se de uma parceria inicial entre dois países para um consórcio de sete nações. A Suécia aderiu ao programa em 2022, seguida pela Alemanha, Dinamarca, Reino Unido e Noruega.
Segundo a Business Insider, Finlândia e Letônia encomendaram quase 500 desses veículos, enquanto a Suécia solicitou 415 unidades para entrega nos próximos cinco anos. A Alemanha, tornando-se a maior compradora, adquiriu 876 veículos por US$ 2,3 bilhões, com os veículos divididos em quatro variantes, incluindo uma com uma torre de morteiro. A Dinamarca, que entrou no programa este ano, fez um pedido de 129 veículos. O Reino Unido e a Noruega estão em negociações para adquirir o 6x6.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp









