Logo R7.com
RecordPlus

Suspensa, Venezuela tenta entrar em reunião do Mercosul

Internacional|Do R7

  • Google News

BUENOS AIRES (Reuters) - A ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodriguez, não conseguiu entrar em uma reunião do Mercosul nesta quarta-feira, depois de ameaçar entrar pela janela se necessário, apesar de seu país ter sido expulso do bloco neste mês.

O encontro, realizado no Ministério das Relações Exteriores da Argentina em Buenos Aires, também reuniu outros países sul-americanos: Brasil, Uruguai, Bolívia e Paraguai.


"Se eles nos fecharem a porta, nós, como disse o nosso presidente (Nicolás) Maduro, passamos pela janela", afirmou a chanceler a repórteres do lado de fora do ministério.

"Vamos colocar sapatos de borracha e entrar pela janela ... a Venezuela não precisa de convite porque é, por enquanto, presidente do Mercosul", acrescentou.


A Venezuela foi suspensa do Mercosul neste mês em parte devido a preocupações com o retrospecto de direitos humanos do governo.

O governo socialista de Maduro, que perdeu aliados na região à medida que vários países se deslocaram para a direita, afirma que a suspensão do bloco é um "golpe" injustificado e ilegal.


A ministra venezuelana foi posteriormente admitida no prédio do ministério, pela porta, para se encontrar com a chanceler argentina, Susana Malcorra, mas permaneceu apenas um pouco antes de sair sem ter acesso à sessão.

A Venezuela aderiu ao Mercosul em 2012.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.