'Sussurrado em Gaza': 3º episódio mostra a repressão violenta praticada pela polícia
Animação conta um caso de agressão contra mulheres e crianças; pessoas reagiram lançando pedras para afastar policiais
Internacional|Do R7
A série de animação Sussurrado em Gaza, produzida pelo Center for Peace Communications, apresenta a realidade das pessoas que moram na Faixa de Gaza.
No terceiro episódio, a história narra a ação violenta da polícia contra palestinos que se revoltaram com a interrupção no fornecimento de energia pela empresa responsável. Os policiais espancaram mulheres e crianças e também disparam munição real.
As pessoas ficaram revoltadas com a situação e jogaram pedras nos policiais, até que eles fossem embora. "Foi como reviver a Intifada", diz o personagem, uma referência à insurreição palestina contra o Exército de Israel.
Karina Calandrin, doutora em relações internacionais e coordenadora de projetos do Instituto Brasil-Israel, confirma que a população de Gaza é vítima de uma repressão violenta. A especialista explica que o grupo que controla a região é considerado "terrorista" por Israel e que "limita outros tipos de resistência, principalmente que se oponham ao Hamas".
O R7, em parceria com a Fuente Latina, uma organização não governamental que propaga informações sobre Israel e o Oriente Médio, divulga desde o dia 16 os episódios da série de animação Sussurrado em Gaza. No total, são oito capítulos.