‘Sussurrado em Gaza’: 4º episódio denuncia como a vida do palestino piorou sob o governo do Hamas
População sofre com cobranças de propina e proibições que surgiram após o grupo extremista ter assumido o poder, em 2007
Internacional|Do R7
A série de animação Sussurrado em Gaza, produzida pelo Center for Peace Communications, apresenta a vida das pessoas que moram na Faixa de Gaza e denuncia situações que os palestinos vivem em seu dia a dia.
No quarto episódio da série, um personagem reclama que a situação piorou após a chegada do Hamas ao poder, em 2007, com o slogan: "Reforma e mudança". Apesar da propaganda, a vida não ficou melhor.
"Eles não trouxeram mudança nem reforma. Eles trouxeram pilhagem, roubo, opressão, humilhação, nepotismo e desemprego", diz o personagem do episódio "Onde está a vitória?". Ele reclama também que há cobrança de propina em todos os tipos de comércio em Gaza.
A animação mostra como o Hamas conseguiu interferir até em um lazer simples e barato, como ir à praia. O personagem da animação explica que os palestinos foram proibidos de ficar na areia se não consumirem nos restaurantes e cafés da praia.
"O Hamas é um grupo fundamentalista islâmico, que segue a interpretação mais radical da lei islâmica, a Sharia, como em outros países, como Irã e Arábia Saudita. Por si só, essa interpretação já limita a vida das pessoas. Além disso, a propaganda do Hamas é intensa, e qualquer ato que se oponha ao grupo é proibido", diz Karina Calandrin, doutora em relações internacionais e coordenadora de projetos do Instituto Brasil-Israel.
O R7, em parceria com a Fuente Latina, uma organização não governamental que propaga informações sobre Israel e o Oriente Médio, divulga desde o dia 16 os episódios da série de animação Sussurrado em Gaza. No total, são oito capítulos.