‘Sussurrado em Gaza’: 6º episódio apresenta a difícil realidade dos comerciantes
Governo cobra altas taxas dos empresários da região, levando a endividamentos e até encarceramentos
Internacional|Do R7
A série de animação Sussurrado em Gaza, produzida pelo Center for Peace Communications, apresenta a vida das pessoas que moram na Faixa de Gaza e retrata as denúncias da população local.
No sexto episódio da série, o personagem, um comerciante local, conta sobre a dificuldade de tocar os negócios na região. Segundo ele, é necessário dar cerca de 60% dos ganhos para o grupo que governa a região.
O personagem também questiona ativamente os recursos enviados por instituições internacionais à Gaza e traça um paralelo com o Triângulo das Bermudas, onde existe a fama de que tudo desaparece ao passar pelo local.
Karina Calandrin, doutora em relações internacionais e coordenadora de projetos do Instituto Brasil-Israel, afirma que a economia local, por si só, é muito precária e dependente de Israel, assim como de fundos ligados a ANP (Autoridade Nacional Palestina).
“Como o Hamas e a ANP são inimigas, cada vez menos dinheiro é enviado para lá. Gaza recebe muitas doações, sempre controladas por Israel. O Índice de Desemprego é de mais de 50% e a maioria da população vive abaixo da linha da pobreza.”
O R7, em parceria com a Fuente Latina, uma organização não governamental que propaga informações sobre Israel e o Oriente Médio, divulga desde o dia 16 os episódios da série de animação Sussurrado em Gaza. No total, são oito capítulos.