Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tailândia concede cidadania a meninos resgatados de caverna

Meninos e técnico eram considerados apátridas, mesmo tendo nascido na Tailândia, até autoridades aprovarem os pedidos de cidadania tailandesa

Internacional|

Os meninos agora poderão cursar o ensino superior
Os meninos agora poderão cursar o ensino superior Os meninos agora poderão cursar o ensino superior

Três meninos do time de futebol que foi resgatado de uma caverna inundada no norte da Tailândia no mês passado receberam a cidadania tailandesa nesta quarta-feira, informaram autoridades. Os jovens fazem parte da etnia Tai Lue.

Seu técnico de 25 anos, Ekapol Chanthawong, também se tornou cidadão do país.

Ekapol e 12 meninos foram explorar as cavernas Tham Luang, na província de Chiang Rai, no dia 23 de junho quando uma chuva intensa inundou o sistema de cavernas e os prendeu no subterrâneo.

Leia também

Eles sobreviveram durante nove dias bebendo a água que pingava das rochas até serem descobertos. Uma missão de resgate internacional foi concluída em 10 de julho, quando todos foram retirados sãos e salvos.

Publicidade

Três dos meninos e Ekapol eram considerados apátridas, mesmo tendo nascido na Tailândia, até autoridades locais verificarem suas qualificações, incluindo certidões de nascimento, e aprovarem seus pedidos de cidadania tailandesa.

Os quatro também receberam documentos de identidade tailandesa nesta quarta-feira.

Publicidade

"Eles têm todas as qualificações", disse Somsak Kanakam, principal autoridade do distrito de Mae Sai, em Chiang Rai. "Todas as crianças nascidas na Tailândia devem ter certidões de nascimento tailandesas para se qualificarem para a cidadania tailandesa".

Os pedidos de cidadania de cerca de vinte outras pessoas, a maioria crianças, também foram aprovados, acrescentou Somsak.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.