Talibã fecha acordo com a Rússia para comprar trigo e produtos petrolíferos
Moscou está sob sanções ocidentais sem precedentes desde a invasão da Ucrânia, o que intensificou suas exportações para a Ásia
Internacional|Do R7
O Afeganistão chegou a um acordo para comprar milhões de toneladas de derivados de petróleo e trigo da Rússia, disseram autoridades do Talibã nesta quarta-feira (28).
A Rússia está sob sanções ocidentais sem precedentes por sua invasão da Ucrânia, o que levou Moscou a aumentar as exportações para países asiáticos para apoiar sua economia.
"O contrato foi fechado no mês passado, quando o ministro da Indústria e Comércio visitou a Rússia", disse à AFP Abdul Salam Jawad, porta-voz do ministério.
O acordo inclui o fornecimento ao Afeganistão de 1 milhão de toneladas de gasolina, 1 milhão de toneladas de diesel, 500 mil toneladas de gás liquefeito de petróleo (GLP) e 2 milhões de toneladas de trigo.
Leia também
O Ministério da Economia informou que os suprimentos da Rússia chegarão "nas próximas semanas".
A crise econômica do Afeganistão só piorou desde que o Talibã voltou ao poder após a retirada apressada das forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos em agosto passado.
Irã: entenda qual o papel e como age a polícia da moral