Temer oferece avião para buscar crianças separadas das famílias
Presidente se reuniu com Mike Pence no Palácio do Planalto. Questão é de "grande preocupação" do governo brasileiro, disse Temer
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com informações de Christina Lemos, da RecordTV
O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (26) em reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que pode enviar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para trazer ao Brasil as crianças brasileiras que se encontram em abrigos separadas dos pais depois de terem cruzado a fronteira americana ilegalmente. As informações são de Christina Lemos, da RecordTV.
Segundo o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, Temer declarou que reconhece a necessidade de Trump de cumprir suas promessas de campanha e diz que respeita a legislação americana, e completou que a questão [das crianças imigrantes] é de "grande preocupação" do governo brasileiro. A prioridade no momento é a identificação definitiva de todos os meninos e meninas.
Pence respondeu que espera que as conversações em andamento sobre o assunto entre as autoridades evoluam para uma rápida solução.
Leia também
Pelo menos 51 crianças brasileiras encontram-se em abrigos americanos separadas de suas famílias depois de terem cruzado a fronteira dos Estados Unidos com o México ilegalmente, de acordo com o último balanço divulgado pelo cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa.
Tolerância zero
A repercussão negativa a respeito da “tolerância zero” do governo Trump e as dezenas de imagens de crianças presas em jaulas dentro dos abrigos nos Estados Unidos fizeram com que o presidente americano assinasse, na última quarta-feira (20), uma ordem executiva para que as famílias de imigrantes não fossem mais separadas pelas forças de segurança. Desde então, 522 meninos e meninas já foram reunidos com seus pais e responsáveis — a estimativa é de que 2.053 crianças tenham sido detidas na fronteira.
Mike Pence está no Brasil para a primeira visita de alto nível de um representante do governo Donald Trump ao país. Ele chegou ao Planalto por volta das 12h e, após a reunião, seguiu com o presidente Temer para o Itamaraty, onde almoçaram na presença de ministros. Na quarta-feira (27), deve viajar para um abrigo de refugiados venezuelanos em Manaus.