‘Ter a certeza de que o Hamas vai se afastar ou desaparecer’, analisa especialista
Presidente da Confederação Israelita do Brasil falou sobre os desfechos atuais do conflito no Oriente Médio; entenda
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Na madrugada desta segunda-feira (13), os carros da Cruz Vermelha retiraram os reféns que ainda eram mantidos pelos terroristas pelos dois anos que a guerra perdurou; quatro corpos ainda não foram entregues pelo Hamas.
Em entrevista ao Conexão Record News o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, explicou que ainda há coisas que precisam ser feitas para uma efetividade completa na conquista da paz no Oriente Médio, e ressaltou que a guerra nunca foi israelenses contra palestinos, mas de um grupo terrorista, patrocinado por um eixo liderado pelo Irã, contra o governo de Israel.
“Acho que a primeira coisa de fato é ter certeza de que o Hamas vai se afastar ou vai desaparecer, porque imaginar que um grupo terrorista possa liderar politicamente um país é, infelizmente, ter uma leitura daquilo que é absolutamente impossível. Em segundo lugar, eu acho que um plano que possa de fato estabelecer uma oportunidade de reconstrução e com a participação de uma série de países”, diz o especialista.
Claudio ainda comentou que considera os ataques e o embates na Faixa de Gaza uma marca dentro da história, não só para os judeus: “Um ataque como talvez fique marcado dentro da história não da vida só dos judeus, mas de todos aqueles que lutam contra intolerância, que veem no terrorismo uma arma que jamais poderia estar sendo utilizada nas relações entre povos e com isso nós tivemos durante esse período muitas distorções, tivemos os relacionamentos equivocados, né?”, expressa.
Perguntas e Respostas
Qual é a análise do especialista sobre o conflito no Oriente Médio?
Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil, afirma que a guerra não é entre israelenses e palestinos, mas sim contra um grupo terrorista, o Hamas, que é apoiado por um eixo liderado pelo Irã. Ele destaca que a paz no Oriente Médio requer a eliminação do Hamas e um plano de reconstrução que envolva a participação de vários países.
O que aconteceu com os reféns durante o conflito?
Na madrugada, a Cruz Vermelha retirou reféns que estavam sob o controle de terroristas por dois anos. No entanto, quatro corpos ainda não foram entregues pelo Hamas, o que é visto por Israel como uma quebra de acordo.
Como Claudio Lottenberg vê os ataques na Faixa de Gaza?
Lottenberg considera os ataques na Faixa de Gaza como um marco histórico, não apenas para os judeus, mas para todos que enfrentam a intolerância. Ele critica o uso do terrorismo nas relações entre povos e menciona que houve muitas distorções nas relações durante esse período.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
