Termina votação na Argentina; resultado parcial será divulgado ainda neste domingo
Segundo a Direção Nacional Eleitoral argentina, os resultados provisórios começarão a ser anunciados a partir das 21h
Internacional|Do R7

Foi encerrada às 18h deste domingo (19) a votação no segundo turno da eleição presidencial na Argentina, disputada entre o ultraliberal Javier Milei, da frente La Libertad Avanza, e o governista Sergio Massa (Unión por la Patria).
A contagem dos votos começa em seguida. Segundo a Dine (Direção Nacional Eleitoral) da Argentina, os resultados serão divulgados a partir das 21h. Trata-se de uma apuração provisória, mas que já é capaz de indicar o vencedor da eleição.
A apuração oficial, no entanto, se encerra 48 horas após o fim da votação, e o resultado é confirmado pela Justiça Nacional Eleitoral argentina, que consolida as informações dos relatórios elaborados nos centros de votação.
Poucos problemas
A votação foi tranquila na maior parte do país vizinho. Os problemas que mais chamaram atenção foram os roubos e a destruição de cédulas eleitorais, para impedir que eleitores depositassem seu voto nas urnas.
A cientista política Malena Galmarini, que é presidente da empresa estatal Aysa (Agua y Saneamientos Argentinos) e mulher de Sergio Massa, denunciou o "rasgo sistemático de cédulas".
Já um adolescente de 16 anos foi preso por roubar cédulas do candidato presidencial ultraliberal Javier Milei em uma escola da cidade de Buenos Aires.
A candidata a vice-presidente de Javier Milei, Victoria Villarruel, minimizou os problemas e afirmou que os casos de roubo de cédulas são "situações que ocorrem em todas as eleições" e que, "de forma geral, as eleições estão a decorrer normalmente".
"Não só pelos procuradores do La Libertad Avanza, mas também pelos procuradores do Juntos por el Cambio, que trabalham incondicionalmente", acrescentou.
Javier Milei e Sergio Massa cumprimentam apoiadores após votar
A Argentina realiza o segundo turno da eleição para presidente neste domingo (19). Estão na disputa para ocupar a Casa Rosada pelos próximos quatro anos o ultraliberal Javier Milei, do partido La Liberdad Avanza, e o peronista Sergio Massa, do Unión po...
A Argentina realiza o segundo turno da eleição para presidente neste domingo (19). Estão na disputa para ocupar a Casa Rosada pelos próximos quatro anos o ultraliberal Javier Milei, do partido La Liberdad Avanza, e o peronista Sergio Massa, do Unión por la Pátria