Terremoto de magnitude 6,9 no Japão ‘é uma coincidência’, diz especialista
Abalo sísmico no país asiático ocorreu no mesmo dia em que tremores atingiram regiões na Venezuela e na Califórnia, nos EUA
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Um terremoto com magnitude 6,9 na escala Richter foi sentido no Japão nesta quarta-feira (24) e alcançou a capital Tóquio. Apesar da intensidade do tremor, não houve emissão de alerta para tsunamis nem registros de danos ou vítimas. O evento ocorreu no mesmo dia em que abalos também atingiram diversas regiões na Venezuela e na Califórnia, nos Estados Unidos.
Em entrevista ao Alerta Brasil desta quinta-feira (25), o sismólogo José Alexandre Nogueira, do Centro de Sismologia da USP, afirma que o evento sísmico no país asiático não tem conexão com os terremotos na Venezuela.
Veja Também
“Eles estão muito distantes entre si e acontecem em outro sistema tectônico, em outras placas tectônicas, então é uma coincidência de ter ocorrido bastante terremotos ontem”, diz.
Segundo o especialista, o Brasil está localizado no interior de uma placa tectônica e registra pequenos tremores diários que raramente ultrapassam a magnitude 3, especialmente em Minas Gerais. “A gente tem alguns terremotos que chegaram à magnitude 6,2, mas, no geral, eles são pequenos e não preocupam tanto”, finaliza Nogueira.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!













