Internacional Terremoto na Indonésia deixa mais de 500 alpinistas presos em vulcão 

Terremoto na Indonésia deixa mais de 500 alpinistas presos em vulcão 

Visitantes da França, Tailândia, Holanda e Malásia estão entre os que esperam para serem evacuados. Alpinista malaia está entre mortos no terremoto

Alpinistas indonésios e estrangeiros são vistos depois de saírem do Monte Rinjani

Alpinistas indonésios e estrangeiros são vistos depois de saírem do Monte Rinjani

Antara Foto/Ahmad Subaidi/via REUTERS

Mais de 500 alpinistas estão presos no Monte Rinjani, localizado na ilha turística de Lombok, Indonésia, após um terremoto de magnitude 6,4 deixar 17 mortos, 160 feridos, e mais de mil casas danificadas no domingo (29).

De acordo com as autoridades do Parque Nacional, uma rota importante para o cume da montanha de 3.726 metros foi derrubada, impedindo a saída das vítimas.

Por ser o segundo vulcão mais alto da Indonésia, Rinjani é um destino popular para escalada entre turistas. Visitantes da França, Tailândia, Holanda e Malásia estão entre os que esperam para serem evacuados da montanha.

Uma alpinista da Malásia Siti Nur Iesmawida Ismail está entre os mortos confirmados no terremoto.

Alpinista da Malásia Siti Nur Iesmawida Ismail morreu durante terremoto na Indonésia

Alpinista da Malásia Siti Nur Iesmawida Ismail morreu durante terremoto na Indonésia

Reprodução

"Assim que sentimos o tremor sob nossos pés, olhamos para cima e vimos pessoas caindo ... e pedregulhos rolando para o lago", disse Suhas Yadav, um dos três visitantes indianos perto do cume quando o terremoto aconteceu. “Depois disso, tudo em que consegui pensar foi descido a colina o maisrápido que pude”.

Monte Rinjani é atração turística na Indonésia

Monte Rinjani é atração turística na Indonésia

National Park

O funcionário da agência de mitigação de desastres Agung Pramuja informou à Reuters que equipes com cerca de 100 policiais e socorristas estão trabalhando para descer os alpinistas em segurança, com helicópteros procurando por mais pessoas perdidas e deixando suprimentos para as que foram encontradas. A previsão é de que os alpinistas cheguem ao pé da montanha por volta das 17h do horário local.

Localizada no "Círculo de Fogo", área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, os terremotos são bem comuns na Indonésia.

    Access log