Terremoto nas Filipinas deixa ao menos 20 mortos
Internacional|Do R7
Por Rosemarie Francisco
MANILA, 15 Out (Reuters) - Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu ilhas turísticas populares das Filipinas nesta terça-feira, deixando ao menos 20 mortos, alguns enquanto rezavam em igrejas com séculos de construção, disseram autoridades.
Prédios baixos desabaram em ao menos duas ilhas, e igrejas históricas sofreram rachaduras e desabamentos durante o tremor, que causou pânico, cortou o transporte e o fornecimento de energia e obrigou hospitais a retirarem pacientes.
Rey Balido, porta-voz do Conselho Nacional para Redução e Controle de Risco de Desastres, disse que ao menos 15 pessoas morreram na ilha de Cebu.
Moradores saíram de casa na cidade de Cebu, cerca de 570 quilômetros a sudeste da capital, Manila, e hospitais transferiram pacientes para locais abertos, à medida que tremores secundários atingiam a cidade de 870 mil moradores.
Não houve alerta de tsunami após o tremor, apesar de a Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia ter feito um alerta de precaução para possíveis ondas grandes no litoral do país.
O arcebispo Leonardo Medroso, da cidade de Bohol, disse que duas pessoam morreram devido à queda de destroços enquanto rezavam em uma igreja na cidade de Loon. A igreja é a maior de Bohol e foi inaugurada em 1753.
Imagens de TV mostraram que a torre da Basílica Minore del Sto Niño de Cebu, que também foi erguida nos anos 1700, desmoronou.
(Reportagem adicional de Manuel Mogato e Erik de la Cruz, em Manila; e Jonathan Thatcher, em Jacarta)