Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Terroristas do Hamas prenderam crianças israelenses em jaulas?

Vídeo que mostra homem rindo de crianças aprisionadas em gaiolas tem origem incerta

Internacional|Do R7

Vídeo foi postado antes da guerra de Israel com Hamas
Vídeo foi postado antes da guerra de Israel com Hamas

Ao longo dos últimos dias, vem sendo mostrado que o grupo terrorista Hamas cometeu atos de extrema crueldade desde que deflagrou um ataque-surpresa que deixou mais de mil pessoas mortas em Israel. Nesta terça-feira (10), por exemplo, o Exército de Israel disse que os terroristas do Hamas mataram cerca de 40 bebês no kibutz de Kfar Aza.

Outra crueldade supostamente atribuída aos extremistas islâmicos é a de que eles teriam sequestrado crianças e as transportado em gaiolas para a Faixa de Gaza. Um vídeo postado nas redes sociais mostra as crianças presas e um homem rindo em frente delas.

Nas publicações, as mensagens afirmam que as crianças israelenses foram sequestradas no ataque do início de outubro de 2023 e que elas estariam sendo mantidas prisioneiras em um esconderijo do Hamas.

“Ontem famílias inteiras foram capturadas por terroristas do hamas e muitas crianças foram colocadas em jaulas onde possivelmente serão violadas e depois usadas como moeda de troca”, diz uma das mensagens.


Mas, ao que tudo indica, o vídeo não foi feito por terroristas do Hamas. O vídeo foi, de fato, feito por uma pessoa que fala árabe — mas as circunstâncias em que as imagens foram feitas não foram divulgadas.

O site israelense Fake Reporter, inclusive, foi um dos primeiros a informar que as crianças que aparecem no vídeo podem não ser israelenses. Isso porque o vídeo foi gravado cinco dias antes do atentado-surpresa ao território de Israel.


Segundo a conta do Fake Reporter no X, antigo Twitter, o vídeo original foi postado no TikTok mas já foi removido pela pessoa que o publicou. Também não há informações sobre o local ou sobre quando as imagens foram gravadas.

Embora não seja possível dizer que o vídeo apresente crianças israelenses mantidas presas em gaiolas por terroristas do Hamas, é possível afirmar que a situação aconteceu em algum lugar do mundo e, no mínimo, se trata de uma brincadeira de mau gosto.

Domo de ferro: como funciona o sistema antimíssil de Israel

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.