Internacional Tornado deixa quase 40 feridos no oeste da Alemanha

Tornado deixa quase 40 feridos no oeste da Alemanha

Tempestade que cruza o céu do país causou ferimentos graves em muitas pessoas, segundo autoridades locais

AFP

Resumindo a Notícia

  • Pelo menos 38 pessoas ficaram feridas na região oeste do país
  • Um homem morreu eletrocutado em um porão alagado pelas fortes chuvas
  • Tempestade se desloca para outras regiões do país
  • Serviços meteorológicos esperam ventos de até 130 km/h
Tempestade trouxe danos materiais à região oeste da Alemanha

Tempestade trouxe danos materiais à região oeste da Alemanha

Lino Mirgeler/DPA/AFP - 20.5.2022

Um "tornado" deixou quase 40 feridos, "vários deles em estado grave", na cidade alemã de Paderborn, informou nesta sexta-feira (20) um porta-voz da polícia à AFP.

"Trinta e oito feridos, vários deles em estado grave, foram trasladados para o hospital", informaram os bombeiros dessa localidade em sua conta no Twitter. Uma pessoa "está em risco de morte", informou a polícia local.

O fenômeno provocou danos materiais importantes nessa localidade da região da Renânia do Norte-Westfalia, castigada por uma tempestade que atualmente cruza os céus da Alemanha depois do registro de temperaturas incomumente elevadas.

Na região vizinha da Renânia-Palatinado, um homem de 38 anos morreu atingido por uma descarga elétrica ao entrar em um porão inundado pela tempestade, informou a polícia de Koblenz.

A tempestade espalhou inúmeros destroços em toda a região do oeste da Alemanha, derrubando telhados e arrancando árvores, informaram as forças de segurança. Fotos nas redes sociais também mostraram carros virados.

Um porta-voz dos bombeiros disse que um tornado também teria se formado em Lippstadt, a 30 km de Paderborn, sem que até o momento tenham sido registrados feridos. O campanário da igreja da cidade foi arrancado pela força dos ventos, segundo fotos nas redes sociais.

Em Paderborn, a polícia avaliou em vários milhões de euros os danos causados pela tempestade, que mobilizou até 350 efetivos do pessoal de emergência.

O tráfego ferroviário sofreu perturbações, e a polícia pediu aos moradores que permanecessem em casa.

Os serviços meteorológicos haviam lançado alertas de tempestade para esta sexta, com rajadas de vento de até 130 km/hora. A previsão é que as chuvas, que começaram no oeste do país, se desloquem para o leste da Alemanha durante a noite.

Últimas