Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trabalhista Keir Starmer é o novo premiê do Reino Unido, diz boca de urna

Trabalhistas conquistam ampla vantagem e retornam ao poder depois de 14 anos de domínio dos conservadores

Internacional|Do Estadão Conteúdo


Keir Starmer discursa após votar Reprodução/Instagram @keirstarmer

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, foi eleito o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta quinta-feira (4,) com uma maioria histórica no Parlamento britânico, indica a projeção de boca de urna divulgada pela BBC. O partido deve obter 410 deputados dos 650 da Câmara dos Comuns e retornar ao poder depois de 14 anos de governo do Partido Conservador.

Os conservadores devem ter 131 deputados. Os liberais-democrata devem ficar com 61, seguidos pelo Partido Reformista Britânico, com 13, o Partido Nacionalista Escocês, com 10.

Os nacionalistas galeses do Plaid Cymru devem ter 4 parlamentares, e os Verdes, 2. Legendas menores devem somar 19 cadeiras.

Se confirmado o número de cadeiras, será o segundo melhor resultado do Partido Trabalhista na história, atrás apenas da vitória de Tony Blair, em 1997

Publicidade

O resultado deve se converter também na maior derrota dos tories, como são conhecidos os conservadores britânicos, em quase 200 anos. Eles devem deixar o poder após 14 anos e 5 primeiros-ministros neste período, em um governo marcado pela saída do Reino Unido da União Europeia durante a gestão de Boris Johnson em 2020.

Sob a liderança de Starmer, o Partido Trabalhista conseguiu a vitória após mudanças políticas que afastaram o partido da esquerda e o aproximaram do centro. Políticos tradicionais da legenda, como o ex-líder Jeremy Corbyn, foram banidos de concorrer pelos trabalhistas por acusações de antissemitismo.

Publicidade

Starmer é advogado de 61 anos, ex-promotor-chefe da Inglaterra e País de Gales e se tornou conhecido pelo pragmatismo político. Entre as propostas apresentadas nesta eleição, os trabalhistas prometem aumentar os investimentos públicos, criar uma empresa estatal para energia limpa com um novo imposto sobre empresas que prejudicam o meio ambiente e aumentar o salário mínimo.

Outras propostas incluem aprimorar os impostos sobre escolas particulares para melhorar o investimento em novos professores em escolas estaduais, reduzir os tempos de espera na saúde pública e aumentar o apoio às mulheres vítimas de violência.

Com a vitória, Starmer é o primeiro premiê trabalhista britânico desde Gordon Brown, que deixou o poder em 2010 para o conservador David Cameron. Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak, o atual premiê, estiveram à frente do país no período com o uso de um mecanismo que possibilita a troca de premiê sem a realização de eleições gerais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.