Três caçadores de tempestade estão entre os 13 mortos por tornados no Oklahoma
Mortes levaram a mídia a repensar a forma de cobrir essas tragédias
Internacional|Do R7

Três caçadores de tempestades estão entre as 13 pessoas mortas por tornados que invadiram a região central de Oklahoma na sexta-feira, ressaltando o alto risco no rastreamento de tornados e forçando a mídia a repensar a forma como cobre tornados mortais.
Tim Samaras, de 55 anos, um dos principais caçadores de tempestades e fundador da empresa de pesquisa de tornado, Twistex, foi morto no subúrbio da cidade de El Reno, em Oklahoma, juntamente com seu filho, Paul Samaras, 24, e Carl Young, de 45 anos, um meteorologista da Twistex, de acordo com uma declaração do irmão de Tim, Jim Samaras.
— Ele vai ser lembrado principalmente como alguém que tentou ajudar a salvar vidas.
Tornados: Oklahoma enfrenta de novo a força da natureza
Jim Samaras declarou ainda que seu irmão tinha feito muita pesquisa e trabalho inovador com sondas e outros instrumentos colocados no caminho de tornados para coletar dados.
— Ele morreu fazendo o que amava e, literalmente, colocou sua vida em risco para salvar os outros.
Cinco tornados tocaram o chão no centro de Oklahoma e causaram alagamentos repentinos 11 dias após um tornado classificado como EF5, o ranking mais poderoso, atravessar o subúrbio da cidade de Moore, no Oklahoma, matando 24 pessoas. Tempestades severas também varreram o Estado vizinho do Missouri, enquanto Moore sofreu apenas danos limitados desta vez.
No domingo, autoridades médicas de Oklahoma colocaram em 13 o número de mortos no Estado, incluindo quatro crianças. As autoridades do vizinho Missouri disseram que houve pelo menos três mortes na sexta-feira em inundações desencadeadas pelas violentas tempestades.
Como de costume, os chamados caçadores de tempestade acompanham de perto a tempestade para medir seu poder, colher dados e captar vídeos para alimentar o apetite da televisão e Internet por imagens dramáticas.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia













