Trudeau diz que é 'provável' que avião tenha sido atingido por míssil
Primeiro-ministro do Canadá, país que tinha 63 cidadãos entre as 176 vítimas do acidente, afirmou que diversas fontes indicam disparo acidental de míssil
Internacional|Fábio Fleury, do R7
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (9), que dados preliminares de inteligência indicam que é "altamente provável" que o avião que caiu no Irã na madrugada da última quarta tenha sido derrubado acidentalmente por um míssil antiaéreo iraniano.
O Boeing 737-800 da Ukrainian Airlines caiu em Teerã, pouco após a decolagem, com 176 pessoas a bordo, incluindo 63 cidadãos canadenses. Poucas horas antes, o Irã havia lançado um ataque com foguetes contra uma base militar norte-americana no Iraque, ampliando as tensões na região.
Leia também
"Temos inteligência de diversas fontes. Tudo o que temos indica que o avião foi abatido por um míssil terra-ar iraniano. Isso pode perfeitamente ter sido acidental. Por isso, precisamos de uma investigação completa sobre o acidente, pedimos a completa cooperação do governo iraniano", disse Trudeau.
O premiê canadense afirmou que, no momento, não é possível afirmar se o disparo teria sido acidental.