Trump diz que EUA podem permanecer no Irã e ficar com petróleo
Durante viagem à Irlanda, o norte-americano falou sobre um possível término da guerra no Oriente Médio ainda em 2026
Internacional|Da Reuters
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu neste domingo (13) que os EUA podem permanecer no Irã e “ficar com o petróleo”, traçando um paralelo com a tentativa do país de assumir o controle de um quinto das vastas reservas de petróleo da Venezuela.
Durante uma viagem à Irlanda para reuniões e para assistir a partidas de golfe, ele reiterou que ainda espera que a guerra no Irã termine este ano, possivelmente logo após as eleições legislativas de meio de mandato previstas para novembro nos Estados Unidos.
Falando no campeonato de golfe Irish Open, Trump acrescentou que o preço da gasolina “cairia vertiginosamente” assim que a guerra no Irã terminasse.
A turbulência no Oriente Médio tem abalado os mercados de petróleo, com os operadores do setor esperando que os preços voltem a subir na segunda-feira (14), após um ataque a um oleoduto saudita.
Trump afirmou que só fecharia o “acordo certo” e não aceitará um que seja “ruim”, acrescentando que o Irã está “pedindo constantemente” por negociações de paz — uma afirmação que Teerã já rejeitou no passado.
Mas o presidente também apresentou outra opção: manter o diálogo com o Irã. Ele traçou um paralelo com o acordo dos EUA com a Venezuela, anunciado em agosto.
“No fim das contas, vamos sair (do Irã), a menos que decidamos ficar e ficar com o petróleo, como na Venezuela”, disse Trump, acrescentando que a receita obtida pelos EUA na Venezuela “pagou a guerra muitas vezes”.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp










