Após retomada de ataques, Trump diz que Irã e Israel devem parar disparos ‘imediatamente’
Presidente dos EUA disse que busca cessar-fogo imediato e que manterá bloqueio até que um acordo seja alcançado
Internacional|Do R7, com Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em seu perfil em uma rede social, nesta segunda-feira (8), que Irã e Israel devem cessar os ataques “imediatamente”.
A postagem veio após Israel e Irã voltarem a trocar ataques nos últimos dias, colocando em risco as chances de um acordo mais amplo entre EUA e Teerã para encerrar o conflito no Oriente Médio.
Diante da nova escalada das tensões, o petróleo voltou a subir com força.
Veja Também

Internacional
Israel bombardeia alvos militares no Irã e ignora apelo de Trump para evitar retaliação

Domingo Espetacular
Exército israelense bloqueia ataque do Irã e revela túneis do Hezbollah

Internacional
Trump diz que não descongelará ativos do Irã antes de acordo e que avalia usá-los para reconstrução de aliados
“Ambos os lados, Israel e Irã, estão buscando um cessar-fogo imediato! As negociações finais sobre a ‘paz’ estão em andamento, sujeitas a que a ignorância ou a estupidez as atrapalhem”, afirmou o presidente em postagem na Truth Social.
Segundo Trump, o bloqueio americano ao Irã “permanecerá em vigor, com toda a sua força e efeito, até que um ‘acordo final’ seja alcançado”. “As coisas devem avançar rapidamente”, afirmou.
Fim da trégua
Após dois meses de trégua, Israel e Irã voltaram a trocar fogo nesta segunda-feira, o que ameaça arrastar novamente o Oriente Médio para um conflito de larga escala.
As forças israelenses informaram que três ondas de mísseis foram lançadas pelo Irã, em resposta à ofensiva de Israel contra alvos militares no centro e no oeste do território persa. O regime iraniano decidiu ir ao ataque após Israel bombardear Beirute, na véspera.
Em contra-ataque, Israel lançou bombas contra Teerã, Isfahan, Karaj e Tabriz. O Irã fechou o espaço aéreo ao redor do Aeroporto Internacional Imã Khomeini, o principal terminal do país, em meio à retomada das hostilidades.
A Guarda Revolucionária do Irã disse que Israel usou mísseis balísticos lançados do ar, mas não forneceu detalhes sobre os alvos.
As agências de notícias iranianas semioficiais Fars e Mehr informaram que os bombardeios atingiram uma fábrica petroquímica na cidade de Mahshahr, na província de Khuzestan. As forças israelenses confirmaram ter atingido a unidade.
A Guarda Revolucionária do Irã informou ter atacado duas bases militares israelenses, como parte do que chamou de Operação Vitória.
Um dos alvos da ofensiva iraniana foi a cidade de Dimona, no sul do Israel, que é considerada o centro do programa nuclear de Israel.
Sirenes de alerta soaram em várias partes de Israel após a detecção de um míssil lançado do Iêmen, lar dos rebeldes houthis apoiados pelo Irã. O artefato, porém, não provocou danos.
Na Arábia Saudita, sirenes de alerta de mísseis soaram perto de uma base aérea que abriga forças dos Estados Unidos, na Província de Al Kharj. Logo depois, porém, o governo saudita declarou que não houve danos na região.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












