Trump diz que ‘ódio tremendo’ entre Putin e Zelensky impede qualquer acordo de paz
Presidente americano afirmou estar decepcionado com Putin e sugeriu que a China pode ajudar a conter a guerra na Ucrânia
Internacional|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Durante o voo para a Malásia, onde participa da 47ª Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o clima de “ódio tremendo” entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky tem impedido qualquer avanço nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
Em conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump disse estar decepcionado com o presidente russo, destacando que as conversas sobre o fim da guerra não têm mostrado progresso.
“Temos que saber que vamos fechar um acordo. [Então] Não vou perder meu tempo. Sempre tive um ótimo relacionamento com Vladimir Putin, mas isso tem sido muito decepcionante. Achei que isso teria acontecido muito antes da paz no Oriente Médio”, declarou o republicano, em referência ao recente acordo entre Israel e o grupo Hamas.
Trump afirmou ainda que, ao contrário de outras negociações que enfrentou durante sua carreira, o impasse entre os dois países é sustentado por sentimentos de hostilidade profunda.
“Eu poderia dizer que quase todos os acordos que já fiz teriam sido mais difíceis do que com a Rússia. E com a Ucrânia, mas não foi bem assim. Há muito ódio entre os dois, e entre Zelensky e Putin, um ódio tremendo”, disse.
Ajuda da China
Mais cedo, o ex-presidente norte-americano afirmou esperar que a China participe de esforços para pressionar Moscou.
“Eu adoraria que a China nos ajudasse com a Rússia. Impusemos sanções muito pesadas à Rússia. Acho que essas sanções serão, sabe, muito severas. São muito fortes, mas eu gostaria de ver a China nos ajudar. Tenho um bom relacionamento com, como você sabe, o presidente Xi Jinping”, completou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
