Ex-presidente Donald Trump é indiciado por ter tentado reverter resultado da eleição de 2020
Republicano é acusado de quatro crimes, incluindo 'conspiração' contra o país; este é o processo mais grave que corre contra ele
Internacional|Do R7
Donald Trump foi acusado nesta terça-feira (1º) de ter tentado inverter os resultados da eleição de 2020, no processo judicial mais grave até agora contra o ex-presidente, que faz campanha para regressar à Casa Branca.
A acusação, de 45 páginas, apresentada pelo procurador especial Jack Smith, atribui a ele de três denúncias de conspiração e uma de obstrução.
Trump, o favorito para a indicação presidencial republicana de 2024, é acusado de conspiração para enganar os Estados Unidos e de conspiração para obstruir os procedimentos oficiais.
Leia também
Em 6 de janeiro de 2021, Trump fez um discurso para seus apoiadores reunidos perto da Casa Branca, instando-os a "lutar como demônios" contra os resultados das eleições presidenciais, que seriam certificadas no Capitólio.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Milhares de seus partidários causaram estragos e atacaram o Capitólio, em Washington, o templo da democracia americana.
"O objetivo da conspiração era reverter os resultados legítimos da eleição presidencial de 2020 por meio de alegações deliberadamente falsas de fraude eleitoral", afirma a acusação.
Trump afirma, sem provas, que lhe foi "roubada" a eleição de 2020, vencida pelo democrata Joe Biden, seu possível rival para o pleito de 2024.