Logo R7.com
RecordPlus

Trump: Modi se comprometeu a parar de comprar petróleo da Rússia; redução será gradual

Presidente americano expressou insatisfação com importações indianas de energia russa

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump anunciou que Narendra Modi se comprometeu a reduzir gradualmente compras de petróleo russo.
  • O presidente dos EUA criticou as importações indianas de energia russa e pediu a Pequim ações semelhantes.
  • Trump afirmou que a redução na compra de petróleo pela Índia facilitará o fim da guerra na Ucrânia.
  • Além disso, comentou sobre a situação em Gaza e o impasse orçamentário nos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Trump comentou que "se a Índia parar de comprar petróleo da Rússia, será mais fácil acabar com a guerra na Ucrânia" White House/ Daniel Torok

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta quarta-feira (15), que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se comprometeu a parar as compras de petróleo russo, destacando o papel do país asiático no esforço para encerrar a guerra na Ucrânia.

“Modi é uma ótima pessoa. Ele me ama”, disse o republicano, acrescentando que o líder indiano “me disse que a Índia não pode parar imediatamente de comprar petróleo russo. Isso será gradual”.


Durante coletiva de imprensa no Salão Oval, Trump reforçou que “se a Índia parar de comprar petróleo da Rússia, será mais fácil acabar com a guerra na Ucrânia”.

LEIA MAIS:

As declarações ocorrem logo após o presidente expressar insatisfação com as importações indianas de energia russa e pedir também que Pequim reduza suas compras de petróleo do país.


Trump comentou também que a “profunda animosidade” entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder ucraniano, Volodmir Zelensky, “está obstruindo a paz”, enquanto o governo norte-americano “analisa opções” sobre um pedido de Kiev para uma nova ofensiva militar.

Gaza

Em outro momento, Trump comentou a situação em Gaza, dizendo que “os reféns vivos foram todos devolvidos pelo Hamas”, como acordado, e que o grupo “está retirando outros corpos de escombros”.


Segundo ele, “o Hamas concordou em entregar armas. Se não o fizerem, nós faremos isso por eles”, mas garantiu que “não há razão para o exército americano ser utilizado em Gaza”.

Shutdown

O presidente também mencionou o impasse orçamentário que mantém o governo federal paralisado, afirmando que “os programas democratas que não gostamos serão permanentemente encerrados com o shutdown”, sem entrar em detalhes.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.