Logo R7.com
RecordPlus

Trump ordena saída dos EUA de mais de 60 organizações internacionais, diz Casa Branca

Governo não listou organizações, mas disse que elas promovem programas ideológicos que conflitam com soberania dos EUA

Internacional|Da Reuters

  • Google News
Presidente dos EUA, Donald Trump 
15/12/2025
REUTERS/Evelyn Hockstein
Trump retirou EUA de 31 entidades da ONU, segundo Casa Branca Evelyn Hockstein/Reuters - 15.12.2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (7) uma proclamação retirando os EUA de 35 organizações não ligadas à ONU (Organização das Nações Unidas) e de 31 entidades da ONU que “operam de forma contrária aos interesses nacionais dos EUA”, informou a Casa Branca em um comunicado.

A Casa Branca não listou as organizações, mas disse que elas promovem “políticas climáticas radicais, governança global e programas ideológicos que entram em conflito com a soberania e a força econômica dos EUA”.


O comunicado afirma que a medida foi resultado de uma revisão de todas as organizações intergovernamentais, convenções e tratados internacionais dos quais os EUA são membros ou fazem parte.

leia mais

“Essas retiradas encerrarão o financiamento e o envolvimento do contribuinte norte-americano em entidades que promovem agendas globalistas em detrimento das prioridades dos EUA, ou que tratam de questões importantes de forma ineficiente ou ineficaz, de modo que os dólares do contribuinte norte-americano são melhor alocados de outras maneiras para apoiar as missões relevantes”, disse a Casa Branca.


A Casa Branca não respondeu imediatamente quando solicitada a fornecer mais detalhes e uma lista das organizações.

Desde o início de seu segundo mandato, há um ano, Trump procurou reduzir o financiamento dos EUA para a ONU, interrompeu o envolvimento dos EUA com o Conselho de Direitos Humanos da ONU, suspendeu o financiamento para a agência de assistência palestina UNRWA e abandonou a agência cultural da ONU, a Unesco. Ele também anunciou planos para deixar a Organização Mundial da Saúde e o acordo climático de Paris.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.