Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump pediu que governador da Geórgia altere resultado eleitoral

Presidente dos EUA pediu que Brian Kemp reverta a eleição e permita que os delegados do Estado votem nele no Colégio Eleitoral, mas foi rejeitado

Internacional|Do R7


Trump segue tentando anular os resultados da eleição presidencial
Trump segue tentando anular os resultados da eleição presidencial

O presidente dos EUA, Donald Trump, derrotado há mais de um mês na eleição presidencial pelo democrata Joe Biden, ligou para o governador da Geórgia, o republicano Brian Kemp neste sábado (5), para pedir mais uma vez que ele anule o resultado dos votos no Estado.

Leia também: Joe Biden deve vencer na Geórgia após nova recontagem dos votos

Leia também

Segundo o Washington Post, Trump teria pedido a Kemp que convoque uma reunião especial dos legisladores da Geórgia, para que eles escolham delegados favoráveis a ele no Colégio Eleitoral, que fechará o processo eleitoral no próximo dia 14. O governador teria respondido, mais uma vez, que não tem poder legal para isso.

No sistema eleitoral norte-americano, o partido do candidato que vence em cada Estado fica com todos os delegados. Esses votos são somados e o vencedor precisa de 270 dos 538 para ser confirmado. Pelos resultados já totalizados, Biden terá 306 votos, contra 232 de Trump. Mesmo se a estratégia desse certo, o republicano ficaria com apenas 16 votos a mais.

Publicidade

Novo pedido de recontagem

O presidente também teria exigido uma nova recontagem dos votos no Estado, que Biden venceu por uma margem de 12 mil cédulas, cerca de 0,24% do total. Ele fez o mesmo pedido em um post no Twitter, alegando mais uma vez, sem provas, que a eleição teria sido fraudada.

Kemp respondeu na mesma rede social, lembrando que os votos da Geórgia foram recontados três vezes desde a eleição, no dia 3 de novembro, até o último dia 20, quando os resultados foram certificados formalmente. Houve inclusive uma recontagem manual dos votos nesse processo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.