Logo R7.com
RecordPlus

Tsunami arrasa dezenas de casas e deixa ao menos 5 mortos nas Ilhas Salomão

Quatro idosos e uma criança estão entre as vítimas

Internacional|Do R7

  • Google News
Boletim mostra área afetada pelo tsunami após terremoto de 8 graus de magnitude
Boletim mostra área afetada pelo tsunami após terremoto de 8 graus de magnitude

Pelo menos cinco pessoas — quatro idosos e uma criança — morreram nesta quarta-feira (6) por conta do tsunami que foi originado após um terremoto de 8 graus na escala Richter e destruiu várias aldeias nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul.

O forte sismo foi registrado à 0h12 local (23h12 de Brasília), a 5 km de profundidade no mar na Província de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.


Poucos minutos após o sismo, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) emitiu um alerta de onda gigante que vale para as Ilhas Salomão e também para Vanatu, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Fiji, Kiribati e outros arquipélagos da região. O boletim ainda põe em vigilância algumas zonas litorâneas de Nova Zelândia e Austrália, entre outros países. 

Terremoto de 6,9 graus atinge ilha japonesa de Hokkaido


O PTWC indicou ter recebido leituras indicando que um tsunami foi gerado, com um aumento de altura de cerca de um metro, e que as primeiras zonas afetadas seriam as Ilhas Salomão, Vanatu e Papua Nova Guiné.

"O tsunami pode ser destrutivo ao longo das costas próximas ao epicentro do terremoto e também seria uma ameaça para costas mais distantes. As autoridades devem promover as ações apropriadas em resposta a essa possibilidade", informou.


Três anos após terremoto Haiti ainda teme a fome

O terremoto ocorreu a 347 km da cidade de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, e foi seguido de várias réplicas de até 6,6 graus. Desde terça-feira, essa região sofreu pelo menos dez sismos, com magnitudes entre 4,9 e 6,2 graus.


As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.