Tsunami na Indonésia deixa ao menos 168 mortos
País foi atingido por ondas relacionadas à erupção do vulcão Anak Krakatoa, na noite de sábado (22); mais de 700 pessoas ficaram feridas
Internacional|com David Plassa, do R7
Um enorme rastro de destruição, ao menos 168 mortos, 745 feridos e muitos desaparecidos. Este é, até o momento, o saldo do tsunami que atingiu as praias ao redor do Estreito de Sunda, na Indonésia, neste sábado (22). Os dados são da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB). O número de vítimas ainda pode crescer, considerando que nem todas as áreas incluídas nos dados e as operações de busca ainda estão em andamento.
Após a chegada do tsunami, um alarme falso de novas ondas deixou a população em pânico.
Imagens captadas pelo canal local Kompas TV neste domingo (23) mostram pessoas correndo pelas ruas em meio ao tráfego, na tentativa de chegar a lugares mais altos. Ainda não há informações sobre como ou de onde foi originado o rumor de um segundo tsunami.
"Estamos recapitulando relatos de impactos do tsunami que atingiu o estreito de Sunda, particularmente Serang, Pandeglang e South Lampung", disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência, para a Metro TV.
Nugroho também informou que as causas ainda estão sendo investigadas, mas há uma relação com a erupção do vulcão Anak Krakatoa e às fortes ondas devido à lua cheia. "As duas combinações causaram um tsunami repentino que atingiu a costa", afirmou.
Autoridades alertaram moradores e turistas nas áreas costeiras ao redor do Estreito de Sunda para ficarem longe das praias.
A Indonésia está localizada no "Círculo de Fogo do Pacífico", uma área de constante atividade sísmica e vulcânica.
Veja imagens do rastro de destruição deixado pelo tsunami: