Tufão faz 530 mil pessoas serem evacuadas no Japão
Até o momento não foram relatados casos de mortos ou pessoas com ferimentos graves
Internacional|Da Ansa
O tufão Neoguri continua causando problemas na região de Okinawa, no extremo sul do Japão. Mais de 530 mil pessoas precisaram ser evacuadas de dez cidades, escolas, lojas e escritórios públicos foram fechados. Também foi necessário cancelar 300 voos.
Até o momento não foram relatados casos de pessoas com ferimentos graves.
Cerca de 22 mil famílias estão sem energia elétrica em mais de 20 cidades, de acordo com informações da Okinawa Eletric Power, a única grande empresa regional do setor a não gerir centrais nucleares.
Milhares de cães viram comida em polêmico festival na China
Saiba quais são os países onde a população enfrenta as piores condições de sobrevivência
Entre as pessoas evacuadas, 55 mil vivem na ilha de Miyako, a primeira interessada no aviso de alerta máximo emitido na segunda-feira (7) pela Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Na cidade de Okinawa, 138 mil residentes foram transferidos para estruturas capazes de agüentar os ventos de 250 km/h gerados pelo tufão.
O tufão está se movendo com uma velocidade de 30 km/h e se dirige para o norte do país. Ele deverá atingir as ilhas de Okinawa, Kyushu e Honshu, além de Osaka e Negoya, mas deverá chegar à capital Tóquio como uma "simples" tempestade tropical.
Ainda não foram avaliados os danos na agricultura e no turismo causados pelo mais potente tufão das últimas décadas.