Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Turquia toma controle total de região de Afrin, na Síria, diz fonte

Uma fonte militar afirmou que as últimas vilas haviam sido tomadas e o controle estabelecido da noite para o dia

Internacional|

Exército turco expulsou milícia curda YPG
Exército turco expulsou milícia curda YPG Exército turco expulsou milícia curda YPG

O Exército da Turquia e seus aliados rebeldes sírios tomaram o controle da região inteira de Afrin, no noroeste da Síria, afirmou uma fonte militar turca neste sábado (24), enquanto trabalhadores de assistência humanitária distribuíam alimentos à população local. 

Forças turcas e combatentes sírios adentraram a principal cidade de Afrin no domingo passado após uma campanha de oito semanas para expulsar a milícia curda YPG, que Ancara considera um grupo terrorista. 

Uma fonte militar disse à Reuters que as últimas vilas haviam sido tomadas e o controle estabelecido da noite para o dia. 

"O controle foi completamente atingido na região de Afrin e operações de busca estão continuando para que os locais possam retornar em segurança às suas casas", disse a fonte. 

Publicidade

A agência estatal Anadolu tinha informações semelhantes. 

Pessoas faziam fila para receber alimentos quentes que eram distribuídos pelo Crescente Vermelho turco enquanto soldados turcos faziam patrulha e veículos blindados passavam pelas ruas. 

Publicidade

"Estamos tentando trazer a vida de volta ao normal no curto e médio prazo aqui", disse o presidente do grupo de ajuda Kerem Kinik à Reuters. "Nossas cozinhas móveis estão aqui, e nossas equipes estão nas vilas". 

"Queremos que tudo fique bem. Queremos que nossas mulheres e crianças voltem. Elas não conseguiam voltar para suas casas", disse o residente de Afrin Abdurrahman Nahsen Suleymanoglu. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.