Ucrânia denuncia 242 crimes de guerra contra patrimônio cultural
Os centros religiosos são os que mais sofreram com os ataques das tropas russas, com 92 prédios destruídos ou danificados
Internacional|Da EFE
O Ministério da Cultura da Ucrânia informou neste sábado (23) que, desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, até o dia de hoje, foram documentados 242 episódios de crimes de guerra russos contra o patrimônio cultural ucraniano.
"O inimigo escolhe alvos para cumprir seu objetivo principal: destruir os centros da cultura ucraniana", escreveu a pasta de Cultura em comunicado, especificando que crimes cometidos por tropas russas contra o patrimônio cultural ucraniano foram registrados em 11 regiões e na capital, Kiev.
Como resultado das hostilidades na Ucrânia, 94 locais de patrimônio cultural foram destruídos ou danificados, incluindo 16 monumentos de importância nacional, 72 de importância local e seis identificados como patrimônio cultural.
Os centros religiosos são os que mais sofreram com os ataques das tropas russas, com 92 prédios destruídos ou danificados - incluindo igrejas ortodoxas, locais de culto protestante, mesquitas e sinagogas -, 35 deles registrados como monumentos históricos, arquitetônicos ou urbanos.
O Ministério da Cultura ucraniano especificou que os objetos danificados incluem 29 memoriais em homenagem a pessoas e eventos históricos do século XIX ao início do século XXI, 19 edifícios e complexos de museus e reservas, 33 centros culturais, teatros e bibliotecas, além de alguns outros edifícios históricos valiosos.
Além disso, o comunicado menciona as dificuldades em obter informações sobre a destruição nos territórios temporariamente ocupados e nas zonas de combate.