Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia diz que haverá trégua quando Rússia abandonar territórios ocupados

Kremlin anunciou um cessar-fogo de 36 horas a partir desta sexta-feira (6) para a celebração do Natal ortodoxo

Internacional|Do R7


Tanque ucraniano patrulha ruas de Bakhmut
Tanque ucraniano patrulha ruas de Bakhmut

Um assessor do gabinete presidencial da Ucrânia disse nesta quinta-feira (5), em resposta ao anúncio russo de um cessar-fogo devido ao Natal ortodoxo, que só haverá uma "trégua temporária" quando a Rússia abandonar os territórios ocupados.

Mykhailo Podolyak, uma das figuras mais próximas do presidente ucraniano Volodmir Zelenski, escreveu na sua conta do Twitter que a Ucrânia não está atacando um país estrangeiro, e sim defendendo o próprio, motivo pelo qual considerou o anúncio russo "hipócrita".

O Kremlin ordenou nesta quinta-feira um cessar-fogo de 36 horas a partir do meio-dia de Moscou na sexta-feira (6) por causa do Natal ortodoxo.

"Em primeiro lugar, a Ucrânia não ataca território estrangeiro e não mata civis, como faz a Federação Russa. A Ucrânia só destrói membros do Exército de ocupação no seu território", argumentou Podolyak ao rechaçar a trégua temporária.

Publicidade

"Em segundo lugar, a Federação Russa deve abandonar os territórios ocupados. Só então terá uma 'trégua temporária'. Guardem a hipocrisia para vocês", concluiu Podolyak.

O assessor já havia criticado nesta manhã o apelo do patriarca Kirill, da Igreja Ortodoxa Russa, por uma trégua de Natal para que os fiéis pudessem ir à igreja sem temer pela segurança.

Publicidade

A Igreja Ortodoxa Russa atua como "propagandista" da guerra, denunciou Podolyak, acrescentando que a instituição incita ao genocídio dos ucranianos e à militarização da sociedade russa.

Por todas estas razões, as declarações de Kirill sobre o cessar-fogo são uma "armadilha cínica e um elemento de propaganda", ressaltou o assessor.

Oficina na Ucrânia reforma carros sucateaods para serem usados na guerra contra Rússia

" gallery_id="63b57692cd77c0ed830000be" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/ucrania-diz-que-havera-tregua-quando-russia-abandonar-territorios-ocupados-05012023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.