Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia restringe consumo de energia após intensos bombardeios contra centrais elétricas

Autoridades do país revelam que 30% das usinas foram destruídas em decorrência de ataques aéreos feitos pela Rússia

Internacional|

Serviço de emergência ucraniano tenta conter as chamas em central de energia de Kiev
Serviço de emergência ucraniano tenta conter as chamas em central de energia de Kiev Serviço de emergência ucraniano tenta conter as chamas em central de energia de Kiev

A Ucrânia impôs, nesta quinta-feira (20), restrições ao consumo de energia para amenizar as consequências da destruição de um terço de suas centrais elétricas devido a bombardeios russos.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, exortou a população, as empresas e os negócios a "economizar o máximo possível" no consumo em iluminação e publicidade. "Mesmo pequenas economias de cada família vão ajudar a estabilizar o sistema de energia do país", disse ele por meio de redes sociais.

Na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, no nordeste do país, bombardeada há meses, a operadora do metrô anunciou que aumentaria os intervalos entre os trens para economizar eletricidade.

Segundo as autoridades ucranianas, 30% das usinas de energia do país foram destruídas em ataques de mísseis e drones das forças russas.

Publicidade

Após uma reunião com as empresas de energia, o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, disse que o governo está preparando "todos os cenários possíveis para o inverno" e "trabalhando na criação de pontos móveis de fornecimento de energia para infraestrutura crítica".

Para combater a contraofensiva ucraniana no sul e no leste, a Rússia lançou, na semana passada, uma campanha de bombardeio contra infraestruturas, usando, em alguns casos, segundo Kiev e países ocidentais, drones fabricados pelo Irã.

Publicidade

Sanções por drones iranianos

A Rússia e o Irã negam o uso desses drones, mas a UE (União Europeia) impôs nesta quinta sanções a três generais iranianos e a uma empresa acusada de fornecer essas armas. O Reino Unido aderiu a essas medidas.

"Esta é a nossa resposta clara ao regime iraniano, que fornece à Rússia drones usados para assassinar cidadãos ucranianos inocentes", disse o primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala.

Publicidade

A Ucrânia comemorou a resposta "rápida" do bloco. Moscou, por outro lado, acusou os países ocidentais de quererem "pressionar" o Irã.

A Bielorrússia, país que faz fronteira com a Ucrânia e é aliado da Rússia, está aumentando o seu papel no conflito, especialmente desde que anunciou, na semana passada, uma força conjunta com Moscou.

As autoridades ucranianas indicaram, por outro lado, que viam um risco "crescente" de que a Rússia abra outra frente a partir da Bielorrússia.

O país, que é aliado de Moscou, já servia de base para as tropas russas quando a invasão da Ucrânia começou, no fim de fevereiro.

"Deportação em massa"

O presidente russo, Vladimir Putin, decretou na quarta-feira (19) a lei marcial nos quatro territórios ucranianos anexados pela Rússia: Donetsk e Lugansk, no leste do país, e Zaporizhzhia e Kherson, no sul.

Assim, autoridades russas podem reforçar o poder dos militares nessas áreas, impor toques de recolher, limitar o deslocamento e proibir as concentrações públicas.

Em uma das áreas anexadas, Kherson, as autoridades pró-Rússia ordenaram a evacuação da região, diante da pressão da contraofensiva ucraniana.

Nesta quinta-feira, cerca de 15 mil pessoas foram retiradas para a outra margem do rio Dnieper, que contorna a cidade de Kherson, capital da região de mesmo nome.

"Acredite em mim, tudo vai ficar bem. A região de Kherson está agora para sempre liberta do nazismo", disse no Telegram o oficial pró-Rússia Kiril Stremeusov, garantindo que as regiões de Dnipro, Odessa e Mikolaiv seriam libertadas "em breve".

No total, as autoridades de ocupação planejam a evacuação de 60 mil civis em Kherson nos próximos dias.

Para Kiev, trata-se de uma "deportação em massa" que visa a mudar "a composição étnica do território ocupado", nas palavras de Oleksiy Danilov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia.

Putin visitou um campo de treinamento para soldados mobilizados na região de Ryazan, a sudeste de Moscou, nesta quinta-feira, segundo imagens transmitidas pela televisão.

"Nada funciona"

A contraofensiva que permitiu à Ucrânia recuperar grandes porções de território no leste e no sul do país ganhou força recentemente em seu flanco sul.

Nas áreas retomadas por Kiev, os moradores iniciam as tarefas de reconstrução. Muitos ainda dependem de ajuda humanitária para sobreviver.

"Além disso, nada funciona", lamenta Ivan Zakharchenko, um morador de 70 anos, na fila para receber ajuda em Izium, recuperada há um mês.

O sofrimento causado pela guerra foi reconhecido pelo Parlamento Europeu, que na quarta-feira (19) concedeu o Prêmio Sakharov de Liberdade de Pensamento deste ano "ao bravo povo da Ucrânia".

" gallery_id="634d5b0819d22485c70013f2" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/ucrania-restringe-consumo-de-energia-apos-intensos-bombardeios-contra-centrais-eletricas-20102022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.