Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UE aprova 4º pacote de sanções contra governo de Belarus

Nova lista vai punir 78 pessoas, incluindo familiares do presidente Lukashenko, militares de alto escalão e juízes e oito empresas

Internacional|Da Ansa

Os ministros das Relações Exteriores dos 27 países-membros da União Europeia aprovaram nessa segunda-feira (21) o quarto pacote de sanções econômicas contra Belarus, que inclui punições a 78 pessoas e oito empresas.

Além de empresários ligados ao governo, a lista inclui também familiares do presidente do país, Aleksandr Lukashenko, militares de alto escalão e juízes. A lista completa de punidos será publicada ainda nesta segunda-feira no Diário Oficial da UE.

Conforme fontes do bloco, as sanções já entrarão em vigor e também incluem o congelamento de bens nos países-membros e proibições de viagens para o bloco. As empresas, por sua vez, serão atingidas em seus serviços financeiros, bem como na exportação de potássio, com restrições também ao setor energético.

"Hoje a UE envia outro forte sinal de apoio para o povo de Belarus impondo novas medidas de restrições. Nossa mensagem para o regime não pode ser mal interpretada: libertem os prisioneiros políticos, parem com a repressão e iniciem um diálogo nacional inclusivo", escreveu em seu Twitter o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Publicidade

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, afirmou que os representantes "querem fazer a sua parte para secar financeiramente o regime de Lukashenko".

Ainda conforme o ministro, o novo pacote de sanções "é um grande resultado" porque mostra que países que têm relações econômicas com Belarus, como a própria Alemanha, "estão prontos para aceitar as perdas" ao impor novas sanções.

Publicidade

A votação para impor o novo pacote de punições ocorreu após uma audiência com uma das principais opositoras políticas do país, Svetlana Tikhanovskaya.

As relações entre os europeus e o governo de Belarus vêm se deteriorando há anos, com o bloco classificando Lukashenko como o "último ditador da Europa", já que ele está no poder desde 1994. No entanto, a partir de julho do ano passado, a situação piorou muito após as eleições presidenciais, onde o presidente "venceu" a disputa com mais de 90% dos votos.

Publicidade

Ainda na noite da votação, os cidadãos saíram para as ruas para protestar contra os resultados e para ter eleições livres. Desde então, a UE - e outros países ocidentais, como Reino Unido e Estados Unidos - começaram a impor duras sanções contra o regime.

O novo pacote de punições foi imposto após um novo incidente diplomático. No dia 23 de maio, um avião da Ryanair foi obrigado a pousar em Minsk por uma suposta suspeita de bomba a bordo.

A aeronave ia de Atenas, na Grécia, até Vilnius, na Lituânia e nada foi encontrado pelas autoridades. Porém, o jornalista Roman Protasevich, ferrenho opositor de Lukashenko, estava a bordo e foi preso no aeroporto.

Atualmente, Lukashenko só tem como aliado o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.