Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Chefe da diplomacia europeia pede mais ajuda para Gaza e defende um cessar-fogo humanitário

Josep Borrell afirmou que caminhões que cruzaram a fronteira do Egito são insuficientes e fez apelo para o envio de combustível

Internacional|Do R7

Faixa de Gaza começa a receber ajuda humanitária após a liberação da fronteira com o Egito
Faixa de Gaza começa a receber ajuda humanitária após a liberação da fronteira com o Egito

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, exigiu nesta segunda-feira (23) "ajuda maior e mais rápida" para a Faixa de Gaza, sitiada pelo Exército israelense, e disse que é pessoalmente favorável ao cessar-fogo humanitário solicitado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

"O que é importante? Que aconteça uma entrada maior e mais rápida de produtos básicos para que o fornecimento de água e energia elétrica seja restabelecido", disse Borrell, antes de destacar que o tema está na agenda dos ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) que se reúnem nesta segunda-feira (23) em Luxemburgo.

Borrell afirmou que as dezenas de caminhões com produtos que podem entrar em Gaza procedentes do Egito são "insuficientes" e destacou que o combustível é especialmente necessário para produzir energia elétrica e água potável.

Leia também

Ele também disse que os ministros examinarão os apelos do secretário-geral da ONU por um "cessar-fogo humanitário" e que a questão estará sobre a mesa no encontro de cúpula dos líderes da UE na quinta-feira (26).

"Pessoalmente, acredito que uma pausa humanitária é necessária para permitir a distribuição de ajuda", afirmou Borrell.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.