‘Um desbalanceamento total do sistema’, diz especialista após nova ação dos EUA contra petroleiro
Pesquisadora Giovana Branco argumenta que atitudes intervencionistas dos Estados Unidos podem forçar outras potências como China e Rússia a fazerem o mesmo
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Guarda Costeira Estados Unidos cercou mais um petroleiro considerado clandestino na costa da Venezuela. O navio não parou depois da abordagem e a perseguição está em andamento. Washington afirma que a carga estaria ligada ao Irã e que a venda desse petróleo ajuda a financiar atividades consideradas terroristas.
A doutoranda de ciência política da USP e pesquisadora de política russa Giovana Branco analisa as consequências da ação em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (22). Para a especialista, essas intervenções acabam trazendo um questionamento generalizado do direito internacional.
“Se os Estados Unidos passam a ser mais intervencionistas não apenas ali no seu estrangeiro mais próximo, mas também em outras regiões do mundo, isso pode forçar com que outras grandes potências também se sintam pressionadas justamente a se tornarem mais intervencionistas. Então a gente tem visto agora o início de um desbalanceamento total do sistema”, completa a pesquisadora.
Giovana também reforça que esse histórico de navios sem bandeiras ou com bandeiras clandestinas pode causar uma disputa geopolítica e aumentar o preço do petróleo no planeta.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!












