'Um dos dias mais tristes na história do nosso país' diz Trump antes de se apresentar à Justiça
O ex-presidente é acusado pela Procuradoria de ter conservado documentos confidenciais depois de deixar a Casa Branca
Internacional|Do R7, com AFP
O ex-presidente americano Donald Trump se apresentou, nesta terça-feira (13), em um tribunal federal em Miami, sob a acusação de ter gerenciado de forma negligente segredos de Estado, pondo em risco a segurança nacional.
Trump, que completa 77 anos nesta quarta, chegou à corte em meio a estritas medidas de segurança e deve se apresentar perante um juiz para a leitura das acusações contra ele.
"Um dos dias mais tristes na história do nosso país. Somos uma nação em declínio", disse Trump em sua plataforma Truth Social enquanto era levado para a corte. Ele repetiu ser vítima de uma "caça às bruxas". Na mesma rede social, chamou o procurador Jack Smith de "lunático".
Trump é acusado pela Procuradoria de ter conservado documentos confidenciais depois de deixar a Casa Branca, incluindo alguns que continham informações secretas sobre armas nucleares.
Leia também
Ele é alvo de 37 acusações, incluindo "retenção ilegal de informações vinculadas à segurança nacional, obstrução de Justiça e falso testemunho".
Segundo uma fonte judicial, o ex-presidente deverá se submeter aos mesmos procedimentos que os demais acusados, como tomada de impressões digitais e de fotografias, que não serão divulgadas.
Entenda as acusações federais contra Donald Trump