Internacional Vale resgata 19 soterrados, mas ainda busca 20 em mina do Canadá

Vale resgata 19 soterrados, mas ainda busca 20 em mina do Canadá

Desde domingo, equipes de busca procuravam por 39 operários sob a terra em Sudbury, a cerca de 400 km ao norte de Toronto

  • Internacional | Do R7, com EFE e Reuters

Mina da Vale no Canadá emprega cerca de 200

Mina da Vale no Canadá emprega cerca de 200

REUTERS/Julie Gordon

A Vale informou nesta terça-feira (28) que resgatou 19 dos 39 operários soterrados depois de um acidente em uma mina na localidade de Sudbury, a cerca de 400 km ao norte de Toronto, no Canadá.

Em nota oficial, obtida pela Reuters, a Vale informou que "os empregados que ainda estão sob a terra deverão retornar à superfície ainda nesta manhã". A mineradora, que administra o local, e fontes sindicais informaram sobre o episório na última segunda-feira.

Ontem, a Vale declarou em comunicado que os trabalhadores estão presos na mina Totten desde domingo à tarde, depois que a pá de uma escavadeira que estava sendo transportada para o local se rompeu, bloqueando-o.

"Como resultado, o meio através do qual os funcionários se deslocam não está disponível", afirmou a empresa, acrescentando que seus 39 funcionários estavam seguros e prontos para deixar o local.

A empresa também relatou que, quando o incidente ocorreu, os funcionários procuraram proteção nos abrigos de mina e que ela tem estado em comunicação frequente com as pessoas presas. Nenhum dos mineradores foi ferido.

"As equipes de resgate chegaram aos mineradores e estão começando a retirá-los usando um sistema secundário de saída", encerra a nota da Vale.

A mina de Totten, que produz níquel, cobre e outros metais, começou a operar em 2014 e emprega cerca de 200 pessoas. O eixo principal da mina tem uma profundidade de 1.258 metros.

Últimas