Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Variante Delta é responsável por 55% dos casos de covid em Portugal

A previsão das autoridades de saúde do país é que a nova cepa seja dominante no território português nas próximas semanas

Internacional|Da EFE

A previsão das autoridades é de que variante Delta torne-se dominante em Portugal em breve
A previsão das autoridades é de que variante Delta torne-se dominante em Portugal em breve A previsão das autoridades é de que variante Delta torne-se dominante em Portugal em breve

A variante Delta continua se propagando de forma imparável por Portugal, onde em apenas um mês passou de ser responsável por 4% das infecções para 55,6%, segundo informou nesta terça-feira (29) um relatório epidemiológico.

O relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) indica que a distribuição da variante Delta, detectada pela primeira vez na Índia, varia entre os 3,2% detectados nos Açores e os 94,5% registrados no Alentejo.

Com base nesses números, "a expectativa é que essa variante se torne dominante em todo o território nacional nas próximas semanas", antecipou o relatório.

Já a chamada variante Alfa, identificada pela primeira vez no Reino Unido, foi responsável por 40,2% das infecções em junho em Portugal, uma queda significativa em relação a maio, quando representava 88,4% dos contágios.

Publicidade

O número de infecções é crescente em Portugal, que na segunda-feira (28) registrou cerca de mil novos casos, com especial incidência em Lisboa e no Algarve, onde o governo fechou escolas em cinco municípios para impedir a propagação da doença.

Leia mais: Buscas por vítimas em prédio que desabou nos EUA entram no 6º dia

Publicidade

O relatório analisou 9.846 sequências do novo genoma do coronavírus, obtidas em amostras recolhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 284 municípios em Portugal.

Com pouco mais de 10 milhões de habitantes, Portugal registrou 875.449 casos positivos e 17.086 mortes desde o início da pandemia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.