Variante delta representa 25% dos novos casos de covid nos EUA
Governo alerta sobre a propagação da variante, que atualmente está atrás apenas da alfa, descoberta no Reino Unido
Internacional|Do R7
A variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, responde atualmente por 25% dos novos casos de covid-19 nos Estados Unidos, advertiu nesta quinta-feira (5) a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Rochelle Walensky.
Leia também: No 4 de Julho, Biden alerta que covid-19 ainda não foi derrotada
Em uma entrevista coletiva, Walensky declarou que a cepa é "hipertransmissível" e se tornou o segundo tipo mais prevalente nos EUA, atrás apenas da variante alfa, encontrada pela primeira vez no Reino Unido.
O aumento dos casos de Covid-19 devido à mutação delta é preocupante em território americano, onde há um debate sobre a reintrodução do uso da máscara depois que o condado de Los Angeles e a Organização Mundial da Saúde (OMS) o recomendaram para lugares fechados. O conselho vale inclusive para quem já estiver vacinado e foi feito nas últimas horas também pelo governador do Illinois, J.B. Pritzker.
A recomendação vai de encontro ao pensamento do epidemiologista chefe do governo dos EUA, Anthony Fauci. Em entrevista coletiva, ele afirmou que as pessoas que estão totalmente vacinadas têm um alto grau de proteção contra a nova variante. "Portanto, não há necessidade de usar máscaras, seja em áreas internas ou ao ar livre", afirmou Fauci, concordando com as atuais diretrizes do CDC.
Entretanto, o epidemiologista chefe do governo americano ponderou que as autoridades locais, como as do condado de Los Angeles e do estado de Illinois, têm total independência para tomar suas próprias decisões com base na situação de suas comunidades.
Tanto Fauci quanto Walensky disseram que a melhor maneira de lidar com a variante delta é continuar as vacinações nos EUA. "Aqueles que não são vacinados correm maior risco. Precisamos continuar aplicando as vacinas, que são gratuitas e convenientes", insistiu o epidemiologista.
Walensky, por sua vez, destacou que existem cerca de 1 mil comunidades nos Estados Unidos que têm taxas de vacinação de 30% ou menos, o que torna suas populações vulneráveis.
A variante delta do coronavírus se espalhou por diferentes países e, com ela, a preocupação com a propagação da pandemia, dada sua alta capacidade de transmissão.