Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Variante Ômicron estava presente na Holanda desde 19 de novembro

Autoridades de saúde do país realizam testes para verificar se a cepa se espalhou rapidamente

Internacional|Do R7

Hotel Ramada, na Holanda, onde 61 passageiros estão isolados após chegarem da África do Sul
Hotel Ramada, na Holanda, onde 61 passageiros estão isolados após chegarem da África do Sul

Autoridades de saúde holandesas disseram nesta terça-feira (30) que a variante Ômicron do novo coronavírus já estava presente no país em 19 de novembro, ou seja, uma semana antes do que se acreditava anteriormente, e explicaram que estão realizando testes para ver se a cepa se espalhou rapidamente.

O Instituto Holandês de Saúde e Meio Ambiente (RIVM) "detectou a variante Ômicron em dois testes realizados no país nos dias 19 e 23 de novembro", disse a autoridade sanitária em um comunicado.

Até agora, pensava-se que os primeiros casos da variante Ômicron nos Países Baixos haviam ocorrido com a chegada em Amsterdã de 14 pessoas que testaram positivo e tinham vindo em dois voos da África do Sul, na última sexta-feira (26). 

As duas infecções conhecidas nesta terça-feira ocorreram, portanto, antes de a África do Sul informar a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 24 de novembro, sobre a descoberta da nova cepa. 


Leia também

"Ainda não está claro se os infectados estiveram no sul da África", disse o RIVM, ao informar que os serviços municipais estão procurando possíveis contatos.

"Serão realizados estudos para saber a distribuição da variante nos Países Baixos", explicou o instituto, que reexaminará amostras antes da busca pela cepa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.