Variante Ômicron estava presente na Holanda desde 19 de novembro
Autoridades de saúde do país realizam testes para verificar se a cepa se espalhou rapidamente
Internacional|Do R7
Autoridades de saúde holandesas disseram nesta terça-feira (30) que a variante Ômicron do novo coronavírus já estava presente no país em 19 de novembro, ou seja, uma semana antes do que se acreditava anteriormente, e explicaram que estão realizando testes para ver se a cepa se espalhou rapidamente.
O Instituto Holandês de Saúde e Meio Ambiente (RIVM) "detectou a variante Ômicron em dois testes realizados no país nos dias 19 e 23 de novembro", disse a autoridade sanitária em um comunicado.
Até agora, pensava-se que os primeiros casos da variante Ômicron nos Países Baixos haviam ocorrido com a chegada em Amsterdã de 14 pessoas que testaram positivo e tinham vindo em dois voos da África do Sul, na última sexta-feira (26).
As duas infecções conhecidas nesta terça-feira ocorreram, portanto, antes de a África do Sul informar a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 24 de novembro, sobre a descoberta da nova cepa.
Leia também
"Ainda não está claro se os infectados estiveram no sul da África", disse o RIVM, ao informar que os serviços municipais estão procurando possíveis contatos.
"Serão realizados estudos para saber a distribuição da variante nos Países Baixos", explicou o instituto, que reexaminará amostras antes da busca pela cepa.