Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vaso sanitário de ouro é roubado do palácio onde nasceu Churchill

Vaso de 18 quilates foi exibido pela primeira vez no Guggenheim de Nova York em 2016, onde também podia ser usado pelos visitantes

Internacional|Da EFE

Vaso sanitário de ouro 18 quilates foi roubado do Palácio de Blenheim
Vaso sanitário de ouro 18 quilates foi roubado do Palácio de Blenheim Vaso sanitário de ouro 18 quilates foi roubado do Palácio de Blenheim

Um vaso sanitário de ouro 18 quilates foi roubado durante a madrugada passada do Palácio de Blenheim, residência rural na Inglaterra onde nasceu o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, segundo informou a polícia neste sábado (14).

Um homem de 66 anos foi detido por suposto envolvimento com o roubo do vaso sanitário, avaliado em 1 milhão de libras esterlinas (R$ 5 milhões) e que fazia parte de uma exposição do artista italiano Maurizio Cattelan.

A Polícia de Thames Valley informa que o sumiço do vaso, que estava conectado aos encanamentos e era usado pelo público, "causou danos graves e um escape", o que motivou o fechamento provisório da mansão situada em Woodstock, no condado de Oxfordshire.

Os agentes consideram que os autores do crime, que não deixou feridos, podem ter "atuado em grupo e usado pelo menos dois veículos".

Publicidade

"A obra de arte ainda não foi recuperada, mas efetuamos uma investigação exaustiva para encontrá-la e levar os responsáveis à Justiça", declarou a inspetora Jess Milne.

O vaso dourado, intitulado "America", foi exibido pela primeira vez no Guggenheim de Nova York em 2016, onde também podia ser usado pelos visitantes. Depois, o museu o ofereceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O chamado Palácio de Blenheim, do século XVIII e onde ainda residem os descendentes do antigo líder conservador, é patrimônio da humanidade e uma das atrações turísticas do Reino Unido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.