Venezuela entrega sede do jornal opositor El Nacional a líder chavista
ONG Espaço Público afirma que mais de cem veículos de comunicação fecharam desde a chegada de Maduro ao poder
Internacional|Do R7
A Justiça venezuelana entregou a sede do jornal El Nacional, crítico do governo, ao líder chavista Diosdado Cabello, informou o jornal em seu site oficial nesta segunda-feira (7).
"Em leilão judicial irregular e clandestino", diz nota do jornal, "a propriedade da sede do El Nacional e os lotes de terreno sobre os quais está construído foram concedidos a Diosdado Cabello Rondón", número dois do governante PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) após o presidente Nicolás Maduro.
A decisão vem após o embargo anunciado em maio de 2021 para cobrir os 13 milhões de dólares (R$ 68,4 milhões) que o TSJ (Tribunal Supremo de Justiça), de linha oficialista, ordenou o jornal a pagar a Cabello em uma denúncia por difamação, apresentada em 2015.
"Essa concessão ilegal, que, devido à maneira irregular como foi executada, pode muito bem ser definida como 'roubo judicial', completa parte da condenação imposta a este jornal, pelos supostos danos morais causados [...], em exercício legítimo de seu jornalismo investigativo", diz o El Nacional.
Cabello apresentou ações judiciais contra o veículo após uma reportagem do jornal espanhol ABC que o vinculava ao tráfico de drogas.
Mais de cem veículos de comunicação fecharam desde a chegada de Maduro ao poder, denuncia a ONG Espaço Público.