Venezuela envia carta à ONU para solicitar posicionamento contra ações americanas
País sul-americano enviou documento para ao órgão solicitando que ataques a barcos sejam condenados como ilegais
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Venezuela pediu ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) que determine que os ataques norte-americanos que vêm ocorrendo contra embarcações são ilegais. Em uma carta enviada ao Conselho, o embaixador do país no órgão acusou Washington de matar, pelo menos, 27 pessoas nos ataques contra embarcações civis que transitam em águas internacionais.
O documento ainda solicita que a organização investigue as ofensivas para determinar a natureza ilegal e emita uma declaração reafirmando o princípio de respeito à soberania e independência política dos estados, incluindo a Venezuela.
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (17), Adriano Gianturco, coordenador do curso de relações internacionais do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) de Belo Horizonte, explica que a questão é delicada pelo número de mortes por uso de drogas nos Estados Unidos todos os anos e que preocupa as autoridades.

Outro ponto levantando pelo professor é a origem das drogas pela América Latina e como o tráfico acaba se relacionando com governos de extrema-esquerda para fortalecer relações e manter governantes no poder.
“Então, países como Venezuela, Colômbia e mesmo Cuba, isso já foi comprovado décadas e décadas atrás e continua sendo comprovado, acabam financiando movimentos políticos através do narcotráfico”, completa.
Gianturco alerta que o narcotráfico e o narcoterrorismo que geram os chamados narcoestados e isso preocupa Washington pela expansão em outros pais, como o Equador, que tem se tornado um dos principais centros de distribuição dos narcóticos.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
