Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Venezuela: oposição denuncia aumento da censura contra a imprensa no país

Aliança de partidos contrários à Maduro cita o fechamento de 46 estações de rádio venezuelanas nos últimos meses

Internacional|

Nicolás Maduro em evento no Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano
Nicolás Maduro em evento no Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano Nicolás Maduro em evento no Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano

A oposição da Venezuela, agrupada na Plataforma Unitária, denunciou nesta segunda-feira (24) "um ressurgimento da censura" exercida pelo governo do país, devido ao fechamento de pelo menos 46 estações de rádio nos últimos quatro meses — fato que tem sido repudiado por grupos de jornalistas.

A aliança de partidos condenou, em um comunicado, "o fechamento em massa de emissoras de rádio nos últimos quatro meses devido às medidas tomadas pelo regime de [presidente] Nicolás Maduro", que, assegurou, violam o direito à informação e ao entretenimento.

Por esse motivo, a plataforma pediu à comunidade internacional que rejeitasse essas ações para "adicionar sua voz" em favor dos meios de comunicação independentes.

“A liberdade de expressão continua sendo violada todos os dias pelo Estado, e isso se soma às violações de direitos humanos que continuam impunes”, acrescentou.

Publicidade

De acordo com relatórios do SNTP (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa), a Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações) fechou na semana passada 15 emissoras em Sucre, no nordeste do país, e em Táchira e Zulia, regiões fronteiriças com a Colômbia.

Antes dessa contagem, o CNP (Colégio Nacional de Jornalistas da Venezuela) havia informado que o órgão regulador havia fechado 46 emissoras de rádio entre julho e as duas primeiras semanas de outubro.

Fontes do SNTP disseram à Agência EFE no domingo (23) que estão trabalhando para verificar esses relatórios, a fim de evitar duplicação e oferecer um balanço consolidado e detalhado dos casos nos próximos dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.