Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Victor 6000: conheça robô que pode resgatar o submarino desaparecido 

Equipamento possui sistema de navegação de alto desempenho, câmeras em HD e 4k e pode ir a grandes profundidades

Internacional|Larissa Crippa*, do R7


O submarino é equipado com um sistema de navegação de alto desempenho
O submarino é equipado com um sistema de navegação de alto desempenho

O robô subaquático Victor 6000 foi posicionado no fundo do oceano para iniciar as buscas pelo submarino que desapareceu em uma expedição turística aos destroços do Titanic.

O equipamento foi projetado especificamente para trabalhos científicos oceanográficos e é equipado com um sistema de navegação de alto desempenho e uma variedade de sensores.

Segundo a Reuters, a Frota Oceanográfica Francesa tem utilizado o Victor 6000 desde 1999, para realizar tarefas de observação e manipulação em profundidades de até 6.000 metros.

O equipamento foi criado pela empresa canadense International Submarine Engineering (ISE) no mesmo ano em que entrou na frota da França. 

Publicidade

O robô tem um sistema de câmeras em HD e 4K e faz imagens em 3D da área que está observando.

O dispositivo é controlado por engenheiros que ficam em um navio e, graças ao cabo de fibra óptica de 8.000 metros, que fornece 20 kW de energia elétrica, não tem limite de tempo de operação no fundo do mar.

Publicidade

Em quase 25 anos de operação, o Victor 6000 fez mais de 700 mergulhos. Seu sistema de navegação é considerado "de alto desempenho".

Leia também

O Victor 6000 poderá libertar o submarino Titan de obstáculos que estejam bloqueando seu movimento. Além disso, a máquina é capaz de prender um cabo ao submarino da Ocean Gate e trazê-lo de volta à superfície através de um sistema chamado Flyaway Deep Ocean Salvage System. 

A Guarda-Costeira dos EUA está postando atualizações sobre as operações em tempo real através de suas redes. Ainda não é possível estimar quanto tempo o processo levará nem saber as condições em que os tripulantes se encontram. 

Saiba quem são os ocupantes do submarino que desapareceu em expedição ao Titanic

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.