Donos de restaurante em Nova York criticam lei que barra clientes não vacinadas
Estabelecimento pode ser multado em até 5 mil dólares se pessoas sem pelo menos uma dose do imunizante estiverem no local
Internacional|Do R7
A cidade de Nova York está pressionando as pessoas a se vacinarem. No último dia de 16 de Agosto, o prefeito democrata Bill de Blasio aprovou uma lei que exige a prova de pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 para frequentadores de ambientes fechados em apresentações, academias e restaurantes. Além de ter oferecido recentemente um incentivo de 100 dólares para quem fosse se imunizar.
Essas medidas seriam para tentar conter uma terceira onda da doença, com a disseminação da variante delta. Em julho, De Blasio disse que será mandatória a vacinação para os funcionários da prefeitura. E os professores e trabalhadores das escolas públicas da cidade têm até 27 de setembro para tomar pelo menos uma dose do imunizante.
Recentemente, em entrevista coletiva, o prefeito de Nova York falou que estava na hora de se vacinar e que está tentando fazer as coisas de maneira segura.
“Se você quer fazer parte da nossa sociedade precisa ser vacinado,” afirmou.
Para entrar em locais fechados, os clientes precisam mostrar o cartão de papel ou um aplicativo da cidade chamado Excelsior comprovando a vacinação. A medida obriga os donos de bares e restaurantes a pedirem o cartão de vacinação dos clientes para checar se eles foram vacinados ou não contra a covid-19.