Vladimir Putin diz que vai posicionar armas nucleares táticas em Belarus
Presidente da Rússia alega que os Estados Unidos já fazem isso há décadas em território de seus aliados
Internacional|Do R7
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, neste sábado (25), que Moscou prevê a instalação de armas nucleares "táticas" no território de Belarus, um país aliado situado às portas da União Europeia.
"Aqui não há nada inédito: os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles têm suas armas nucleares táticas posicionadas há muito tempo em território de seus aliados", declarou Putin, em uma entrevista difundida pela televisão russa. "Nós decidimos fazer o mesmo", acrescentou, afirmando que contava com o aval do governo bielorrusso.
Nesta semana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, se reuniram em Moscou para demonstrar unidade diante das potências ocidentais, um encontro que não deixou avanços importantes para um eventual cessar-fogo na Ucrânia.
As duas nações, dispostas a contra-atacar a influência internacional dos Estados Unidos, expressaram inquietação com a expansão da Otan e concordaram em aprofundar uma aliança que se tornou mais intensa desde o início da ofensiva russa na Ucrânia.
Na ocasião, o líder russo afirmou que está aberto a negociar com a Ucrânia e elogiou a proposta de paz de 12 pontos apresentada pela China, que pede um diálogo e o respeito à soberania territorial de todos os países.
" gallery_id="641dd592416eb9c3af00004f" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/vladimir-putin-diz-que-vai-posicionar-armas-nucleares-taticas-em-belarus-25032023"]