Rússia x Ucrânia

Internacional Volodmir Zelenski é eleito 'Pessoa do Ano' pela revista Time

Volodmir Zelenski é eleito 'Pessoa do Ano' pela revista Time

Veículo afirmou que presidente da Ucrânia ganhou 'elogios globais' por sua coragem em resistir à invasão 'devastadora' da Rússia

  • Internacional | Do R7, com Reuters e AFP

Resumindo a Notícia

  • A Time destacou que Zelenski se recusou a deixar a capital da Ucrânia no início da guerra
  • 'Ele reuniu compatriotas em transmissões e viajou pela nação devastada', apontou
  • Na última terça-feira (6), Zelenski visitou as tropas ucranianas no leste do país
  • O CEO da Tesla, Elon Musk, foi nomeado a pessoa do ano da Time em 2021
Revista Time nomeou o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a 'Pessoa do Ano'

Revista Time nomeou o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a 'Pessoa do Ano'

Reprodução/Time/Ukraine Presidency/AFP - 24.08.2022 -

A revista Time nomeou o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a "Pessoa do Ano" de 2022 nesta quarta-feira (7). Segundo a publicação, ele inspirou os ucranianos e ganhou elogios globais por sua coragem em resistir à invasão devastadora da Rússia.

Recusando-se a deixar a capital da Ucrânia, Kiev, no início da guerra, quando bombas russas foram disparadas, o ex-comediante reuniu seus compatriotas em transmissões a partir da capital e viajou por sua nação devastada pela guerra, afirmou a Time ao conceder seu título anual.

"Se a batalha pela Ucrânia enche de esperança ou de medo, Volodimir Zelenski arrebatou  o mundo de uma forma que não víamos há décadas", escreveu Edward Felsenthal, editor da Time, para quem a decisão deste ano "nunca esteve tão clara".

"Por demonstrar que a coragem pode ser tão contagiosa como o medo, por inspirar povos e nações a se unirem em defesa da liberdade, por lembrar ao mundo da fragilidade da democracia — e da paz —, Volodimir Zelenski e o espírito da Ucrânia são a Personalidade do Ano 2022 da Time", acrescentou a revista nova-iorquina.

Na última terça-feira (6), Zelenski visitou as tropas ucranianas perto das linhas de frente no leste do país.

"O sucesso de Zelenski como líder em tempo de guerra se baseou no fato de que a coragem é contagiosa. Ela se espalhou pela liderança política da Ucrânia nos primeiros dias da invasão, quando todos perceberam que o presidente havia permanecido", escreveu a Time sobre o presidente de 44 anos.

Eleito com vitória esmagadora para a Presidência ucraniana em 2019, poucos pensavam no início do ano que esse ex-ator e comediante se tornaria a personalidade de 2022.

Na época, ele enfrentava um descontentamento público, e a invasão russa era apenas um alerta dos serviços de inteligência americanos.

Em 24 de fevereiro, Zelenski passou de presidente em apuros a líder da resistência militar da Ucrânia.

Sociedade civil

Na capa da revista Time, o rosto do presidente ucraniano aparece cercado de rostos da sociedade civil reunidos entre girassóis e vários manifestantes agitando a bandeira do país, na cor azul e amarelo.

Entre eles, estão a médica "Irina Kondratova, que ajudou mães a dar à luz no porão de um hospital durante os bombardeios", o "engenheiro Oleg Kutkov" que ajudou o país a manter sua rede de conexões, a "diretora da Kiev Independente, Olga Rudenko", o cozinheiro Levgen Klopotenko, "que transformou seu restaurante em uma cozinha de emergência", e o "cirurgião de guerra, o médico David Nott".

Zelenski sucede como personalidade do ano ao empresário bilionário Elon Musk, dono da SpaceX e da Tesla, que neste ano comprou o Twitter. Em 2007, foi o presidente russo Vladimir Putin quem recebeu a distinção.

Últimas