Vulcão Merapi, na Indonésia, entra em erupção neste sábado
Moradores de comunidade próxima foram alertados a interromper atividades, em um raio de três a sete quilômetros da cratera
Internacional|Do R7
O vulcão Merapi, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado, expelindo nuvens de calor de até sete quilômetros, disse a agência de gestão de desastres do país em comunicado.
O vulcão localizado na região especial de Yogyakarta entrou em erupção aproximadamente às 12h (horário local), e foi observado um fluxo de lava de 1,5 km, disse a autoridade local.
Moradores de comunidade próxima foram alertados a interromper quaisquer atividades nas áreas de perigo, em um raio de três a sete quilômetros da cratera, segundo o comunicado.
O Merapi, com 2.963 metros de altura, é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e já estava no segundo nível mais alto de alerta do país.
Localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, a Indonésia tem mais vulcões do que qualquer outro país. O Merapi entrou em erupção de maneira violenta pela última vez em 2010, matando mais de 350 pessoas.
"Para antecipar o possível perigo da erupção do monte Merapi, aconselhamos à população que evite qualquer atividade na zona de perigo", afirmou em um comunicado Abdul Muhari, porta-voz da BNPB.
Um funcionário de um dos postos de observação do Merapi disse que pelo menos oito vilarejos próximos ao vulcão foram atingidos pelas cinzas.