Zelenski afirma que planeja se reunir com presidente da China
Líder da Ucrânia disse que encontro com Xi Jinping, ainda sem data, seria 'positivo' para a 'segurança do mundo'
Internacional|Do R7
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, disse nesta sexta-feira (24), em entrevista coletiva com jornalistas estrangeiros em Kiev, que "planeja se encontrar com [o presidente] Xi Jinping" para acrescentar a China aos esforços para o fim das hostilidades na Ucrânia, o que implicaria a retirada da Rússia do país.
"Antes de mais nada, tenho planos para me encontrar com Xi Jinping. Penso que será positivo para os nossos países e para a segurança do mundo", comentou.
Zelenski insistiu que "a China respeita a integridade territorial" dos países e "deve, portanto, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tirar a Rússia do território ucraniano".
O mandatário de Kiev disse esperar que a China não envie armas para a Rússia e ressaltou que está trabalhando para impedir que isso ocorra.
Zelenski, que não revelou detalhes sobre onde ou quando essa hipotética reunião ocorreria, centrou a sua presença na reivindicação da "fórmula de paz" que a Ucrânia apresentou, que prevê uma cessação das hostilidades que inclui a retirada russa e enfatiza o cumprimento dos princípios da Carta das Nações Unidas.